Tutorial

Como fazer um treinamento de ERP para os colaboradores? Guia

12 minutos de leitura
Isabella
Analista de Marketing Digital
Compartilhe

A forma mais eficiente de implementar um sistema de gestão é começando com um bom treinamento de ERP, que envolva as equipes de diferentes departamentos da empresa.

Afinal, o ERP é uma ferramenta de gestão empresarial que tem como objetivo gerenciar de forma centralizada as operações e processos de setores como:

  • Financeiro
  • Controle de Estoque
  • Faturamento
  • Vendas
  • Suprimentos
  • Escrita Fiscal
  • Contabilidade
  • eSocial
  • EFD-REINF

E é, justamente a capacidade de reunir as atividades de todas essas áreas, que permite que o ERP otimize a gestão e alcance vantagens como:

  • tomada de decisões mais assertivas;
  • aumento da produtividade;
  • redução de custos;
  • melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Contudo, para aproveitar ao máximo os recursos oferecidos e alcançar os resultados listados acima, é imprescindível que haja o envolvimento dos colaboradores. Para isso, a capacitação é fundamental .

Treinamento de ERP para a equipe

Como dissemos acima, o sistema ERP centraliza os processos da empresa. Contudo, para aproveitar suas funcionalidades e ter acesso aos seus benefícios, o primeiro passo é aplicar um treinamento para todo o time.

Com ele, sua equipe entende as diferentes funcionalidades disponíveis e aprende como usar a plataforma no dia a dia.

Logo, o objetivo da capacitação é ensinar, a quem vai usar a ferramenta, como operá-la de forma adequada, de acordo com as necessidades da organização.

Nesse sentido, o curso inclui conhecimentos variados, entre eles:

  • aprenda como configurar o sistema, definir perfis de usuários, configurar o emitente e os campos;
  • entenda como utilizar as funcionalidades, como cadastro de clientes, fornecedores e produtos, gestão de estoque, compras, vendas e controle financeiro;
  • compreenda como fazer análises de dados, gerar relatórios e indicadores;
  • conheça como integrar os processos;
  • acesse boas práticas de uso e mais.

É importante destacar que o treinamento de ERP deve ser personalizado de acordo com as necessidades da empresa e dos usuários.

Por exemplo, a equipe do departamento financeiro pode receber um conteúdo direcionado, em que as funcionalidades da área são priorizadas em relação às demais, como controle de estoque, por exemplo.

Contudo, vale a pena lembrar que o ERP é uma ferramenta que integra dados e informações, além de processos.

Isso significa que é preciso que os departamentos estejam cientes de que os elementos inseridos por eles, serão atualizados nas seções que envolvem outros setores.

Por exemplo, quando uma venda é registrada, essa informação deverá ser compartilhada com quem controla o estoque (dando baixa do produto), com o setor financeiro (atualizando o fluxo de caixa), com o setor fiscal (emitindo a nota) e mais.

Por isso, ao mesmo tempo que o curso “individualizado” é importante para que os colaboradores saibam o que fazer e dominem as funcionalidades e atividades que estão relacionadas às suas atribuições, também é preciso que haja uma visão geral sobre o software.

Em suma, sem o preparo adequado, toda essa centralização e automação de variadas atividades, podem gerar muitas dúvidas aos colaboradores.

O resultado é que a sua empresa deixa de aproveitar todos os benefícios proporcionados, reduzindo suas chances de crescer o quanto poderia.

Tudo isso, todavia, pode ser solucionado com a aplicação de um treinamento de ERP.

GerenciaTudo - Software ERP: como usar?

Aprender a usar o ERP vai depender muito da ferramenta que você escolheu para fazer parte do seu dia a dia como empresa.

Afinal, ferramentas como o GerenciaTudo, além de oferecerem diversas funcionalidades, também disponibilizam uma série de vídeos que vão auxiliar você, gestor ou colaborador, a capacitar a sua equipe para o uso correto do sistema.

O primeiro treinamento oferecido gratuitamente é um curso completo para uma conta de sucesso no GerenciaTudo. Em poucos minutos você terá conhecimento de diversos atributos como:

  • Passo a passo para emitir notas fiscais;
  • Como atualizar os dados do emitente;
  • Como importar seus arquivos .xml;
  • Como cadastrar e atualizar seus clientes, fornecedores e transportadoras;
  • Como cadastrar e atualizar seus produtos;
  • Como cadastrar seu certificado digital;

É por essa e outras razões que, quando contratar um ERP é fundamental observar o suporte que ele oferece para a implementação de todos os módulos e recursos.

Somente assim, você terá o resultado que espera, ampliando a velocidade com que as atividades são feitas, aumentando a produtividade, reduzindo a realização manual de uma série de ações e ampliando a assertividade na execução das tarefas.

Logo, se você ainda não contratou um ERP ou não está satisfeito com a solução atual, te convidamos a conhecer o GerenciaTudo, o sistema de gestão online que descomplica o seu negócio.

Acesse nosso site e experimente grátis. Conte com todo apoio da nossa equipe de especialistas e de nossos tutoriais para implementar e usar a ferramenta.


Isabella
Analista de Marketing Digital
Compartilhe

Mantenha-se Informado

Inscreva-se para ficar por dentro! Receba as últimas novidades, conteúdos exclusivos e atualizações diretamente na sua caixa de entrada. Mantenha-se informado e faça parte da nossa comunidade!

Posts Relacionados

Tutorial

O MEI é obrigado a emitir notas fiscais? Descomplicando a Emissão de NF-es para MEIs

Se você é um MEI, certamente já se perguntou sobre a obrigatoriedade e o processo de emitir notas fiscais...

Isabella

12/12/23

4 minutos de leitura

Tutorial

GerenciaTudo notas fiscais: como emitir? confira o passo a passo

Entre os processos que o empreendedor online deve fazer, emitir nota fiscal é um importante passo para garantir a...

Isabella

05/12/23

6 minutos de leitura

Marketing e Vendas

11 tendências de mercado para 2024 e como aplicá-las no seu negócio

A compreensão das tendências de mercado é fundamental para empreendedores que almejam sucesso...

Isabella

29/01/24

8 minutos de leitura